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Como funciona um CRM e quais os principais tipos?

O que é um CRM? Quais os principais tipos? Entenda tudo isso e descubra quais se encaixam com sua necessidade neste artigo completo sobre o assunto.

Uma bússola com a sigla CRM

Uma empresa que visa crescer exponencialmente sua operação pode sentir a necessidade de usar um software CRM por várias razões, dependendo de suas metas, estratégias de negócios e desafios específicos. A implementação de um software CRM pode proporcionar uma visão mais completa e integrada dos clientes, melhorando a eficiência operacional, fortalecendo o relacionamento com o cliente e impulsionando o sucesso geral dos negócios. Neste artigo, além de entender como funciona um CRM e quais os principais tipos, você descobrirá as informações essenciais para selecionar um sistema CRM com confiança, sem receios.


Como funciona um CRM e quais os principais tipos?

CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) refere-se a tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar as interações com os clientes e as informações relacionadas ao longo de todo o ciclo de vida de um lead, ou em outras palavras: um sistema que te ajuda a organizar e entender suas interações com clientes ao longo do tempo. Existem vários tipos de CRM, cada um atendendo a diferentes necessidades e aspectos do relacionamento com o cliente. Podemos encaixar cada CRM em especialidades como vendas, marketing e suporte.


Vejamos os tipos de CRM…

1. CRM Operacional

Foco nas transações diárias e nas interações diretas com os clientes. Automatiza processos de vendas, marketing e serviços ao cliente, ajuda a otimizar as operações diárias e a melhorar a eficiência. Se você precisa fazer o rastreamento de leads e oportunidades de vendas, automatizar processos (como envio de emails ou sms automáticos) e, ainda, gerenciar os contatos e informações do cliente, esta é a opção.

Especialidade em:

  • Vendas - Atividades relacionadas ao rastreamento de leads, automação de processos de vendas.

  • Suporte - Atividades relacionadas ao gerenciamento de informações do cliente, especialmente aquelas ligadas a interações de suporte.


2. CRM Analítico Analisa dados coletados por meio das interações do cliente para identificar padrões e tendências, além de fornecer insights valiosos sobre o comportamento do cliente, preferências e desempenho das estratégias. Se você precisa fazer a análise de dados para identificar padrões de compra, avaliar o desempenho de campanhas de marketing e a previsão de vendas com base em históricos de transações, está é a melhor escolha. Especialidade em:

  • Marketing - Avaliação do desempenho de campanhas de marketing.

  • Vendas - Análise de dados para previsão de vendas.

  • Suporte - Análise de dados para identificar padrões nas interações de suporte.

3. CRM Colaborativo Concentra-se na facilitação da comunicação e colaboração entre diferentes departamentos para melhor atender às necessidades do cliente. Promove a cooperação entre vendas, marketing e serviços ao cliente para uma abordagem integrada. Este é para você que precisa de compartilhamento de informações entre equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente, incluindo histórico de interações, preferências, reclamações anteriores, entre outros.

Especialidade em:

  • Marketing - Colaboração na criação e execução de campanhas. 

  • Vendas - Colaboração na divisão de informações sobre leads e oportunidades.

  • Suporte - Colaboração na resolução eficiente de problemas e feedback contínuo.

4. CRM Estratégico É uma combinação dos CRMs e envolve o uso de informações estratégicas geradas pelas ferramentas do sistema para desenvolver relacionamentos a longo prazo com os clientes. Ajuda a alinhar as estratégias de negócios com as necessidades e expectativas dos clientes. Se você precisa de uma plataforma completa, que te auxilie no desenvolvimento de estratégias personalizadas para segmentos específicos de leads e, ainda, quer definir metas de longo prazo para o relacionamento com o cliente, o CRM Estratégico é a melhor escolha. Normalmente é especializado em ambas as funcionalidades citadas anteriormente, podendo variar no foco de uma específica.


 

Que tipo de CRM é o Finaz?

O Finaz é uma plataforma abrangente que incorpora todas as funcionalidades dos diferentes tipos de CRM, se enquadrando no Estratégico. Seu foco é auxiliar as operações em todo o processo de captação e acompanhamento do lead. O sistema oferece suporte às tarefas de vendedores, backoffice, supervisores e gestores, proporcionando uma solução completa para o desenvolvimento de estratégias personalizadas e metas de relacionamento a longo prazo com os clientes.

Veja aqui as ferramentas que o Finaz oferece. Ao escolher o Finaz, as empresas podem confiar em uma ferramenta poderosa para impulsionar seu crescimento e aprimorar suas operações de maneira estratégica e completa.



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